sábado, 26 de março de 2011

27 de Março - Dia do Circo - Que tal ensinar com poesia?


Leitura da poesia "O palhaço Sanhaço"
O palhaço Sanhaço
Autor: Elias José
No circo, é um só coro.
No circo, é um só berro:
É ouro, é ouro, é ouro,
É ferro, é ferro, é ferro,
É aço, é aço, é aço
Ninguém pode com o Sanhaço.
E o Sanhaço não se cansa
e pula e cai na dança.
E diz cada besteira! ...
Sanhaço vira criança
e não há criança
que não caia na brincadeira.
Levanta-se fingindo dor,
costela quebrada, corpo dolorido
logo recomeça o estardalhaço
e o circo fica todo colorido.
Sanhaço não conhece cansaço
Hoje tem goiabada?
Tem, sim sinhô.
Hoje tem marmelada?
Tem, sim sinhô.
E o Sanhaço o que é?
É ladrão de muié.
O palhaço Sanhaço
não conhece o fracasso.
O palhaço Sanhaço
parece feito de aço. 

Momento 1
Em seguida, em duplas, os alunos realizarão as seguintes atividades no caderno:
a) A poesia diz que "No circo é um só coro...". Identifique e copie o que a plateia grita.
b) Escreva duas brincadeiras que Sanhaço faz no circo.
c) Em sua opinião, por que as crianças adoram o palhaço Sanhaço?
d) Procure na poesia palavras que rimem com
  • ferro (berro)
  • criança (dança, cansa)
  • aço (Sanhaço, fracaço)
  • goiabada (marmelada)
  • cansaço (Sanhaço)
e) Quantas estrofes há nessa poesia?
f) Quantos versos há em cada estrofe?
g) Ilustre a poesia.

Momento 2
Após a correção das atividades oralmente, os alunos irão à frente da sala  para ler a poesia em coro e, em seguida encená-la, realizando as ações de Sanhaço de  pular, dançar, levantar, fingir dor e dizer "Hoje tem goiabada...".

Momento 3
Os alunos receberão a tarefa de pesquisarem em diferentes fontes (internet, livros, revistas, etc) poesias que também retratem o personagem PALHAÇO.
Na aula seguinte, eles lerão as poesias para os colegas, tentando encená-la a partir de ações presentes no texto, como a realizada no momento anterior.

Momento 4
Será escolhida uma poesia através de votação, dentre as apresentadas pelos alunos, para ser declamada à frente da sala.
Os alunos copiarão essa poesia em uma folha e terão um tempo para decorá-la.
As outras poesias encontradas comporão um varal de poesias na sala.

Momento 5
Caso o professor queira ampliar os objetivos dessa aula, poderá utilizar o tema "palhaços" para trabalhar com matemática e informática.
No site abaixo, há um jogo a respeito das operações matemáticas para ser trabalhado no laboratório de informática, caso haja esse recurso na escola:
Nesse jogo, os alunos terão que efetuar mentalmente operações matemáticas e acertar o resultado com o auxílio do palhaço.
Recursos Complementares
No site abaixo encontra-se outro exemplo de poesia sobre palhaços:
http://www.amoremversoeprosa.com/234palhaco.htm 
Avaliação
O professor avaliará se os alunos foram capazes de realizarem as atividades propostas em duplas, reconhecendo o gênero poesias, bem como suas especificidades.
Verificará se eles souberam pesquisar em diferentes fontes e encenar a poesia, exercitando a linguagem oral e corporal.
Observará o empenho dos alunos e a desenvoltura ao declamarem a poesia escolhida.




 Está aula foi um presente dado a todos nós pela colega de trabalho Livia Fagundes Neves e também está disponível na seguinte página: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26274. E viva a nobre arte do circo que o talento permaneça para sempre vivo.

Hoje tem poesia?
Tem sim sinhô!
E o poeta o que é?
É construtor de sonhos.

Um comentário:

Úrsula Avner disse...

Olá meu caro, bem educativo e bonito seu blog...Colorido, alegre, criativo. Agradeço o carinho de sua visita, comentário e interesse em seguir o blog. Seja sempre bem vindo aos meus espaços poéticos. Um abraço.